entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

ZILDA ROMERO

JUÍZA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Paz, nossa justa causa.”

Zilda Romero é graduada em Direito na Universidade Estadual de Londrina- UEL, no ano de 1976. Ela é londrinense, divorciada de Carlos Castanha, tem uma filha, Vanessa Romero Castanha, nascida em 01/01/82, e dois netos, José Filipe Romero Vidal, nascido em 02/09/2011 e João Mateus Romero Garcia nascido no dia 22/12/2018. Com uma expressiva trajetória profissional, reconhecida em sua área, relata sua caminhada. “Nascida em Londrina, fiquei alguns anos residindo em outros municípios em decorrência da profissão e retornei a minha cidade natal em 2007. Desde criança sonhava com minha profissão, não tenho ninguém da família que exerça a mesma profissão, mas fui incentivada pela família a cursar a faculdade de Direito com o objetivo de prestar concurso para juíza de Direito. Atuo desde 1989 e a cada trabalho bem realizado, o sentimento é de dever cumprido, atuando sempre com responsabilidade e com espírito de fazer justiça”, comenta.

Ela revela que adquiriu muita experiência durante todos esses anos por ter atuado em várias comarcas do Paraná em diversas áreas, como por exemplo: área cível, criminal, família, juíza eleitoral e nos últimos dez anos, em juizado de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e vara de crimes contra crianças, adolescentes e idosos da comarca de Londrina. “Meu maior desafio está sendo no enfrentamento à violência doméstica e familiar, principalmente nesta época de pandemia em que constatamos um aumento muito grande da violência e também de feminicídios”, explica a juíza.

Sobre os projetos futuros pretende continuar trabalhando tanto como juíza ou voluntária no enfrentamento da violência doméstica, na proteção de crianças e adolescentes. “E dos nossos idosos, para prevenir e combater todas as formas de violência, implantando projetos e divulgando a lei popularmente conhecida como Lei Maria da Penha”, completa a Dra. Zilda Romero, que tem algumas especializações: especialização em Direito Civil e processo civil na UNIPAR- Umuarama-PR, cursos de terapia familiar, faz parte do CEVID -(Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica e Familiar) TJPR e também do Fórum Nacional de Juízes e Juízas de Violência Doméstica (FONAVID), além de ser presença ativa em diversos congressos e eventos sobre os temas relacionados à área.

A homenagem de Zilda Romero no livro, é para Maria da Penha, a mulher que deu nome à Lei 11340/2006 (Lei Maria da Penha). Ressalta que sempre foi vocacionada profissionalmente e o seu maior objetivo foi fazer justiça e pacificar as pessoas. Apesar de divorciada, tem casa e família, mora com sua filha e netos. “Gosto de me dedicar à família, tenho sete irmãs, um irmão e vinte e cinco sobrinhos. Gosto muito de viajar com a família, sou preguiçosa e não pratico esportes, mas adoro ler, ouvir música e assistir filmes”.

Ela trabalha junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná-TJPR, atuando no momento, no Fórum de Londrina-PR, Centro Cívico. Entre os congressos que participa, cita o Congresso Nacional da Magistratura realizado a cada dois anos e Fórum Nacional de Juízes e Juízas de Violência Doméstica. Admite que após 30 anos de atuação, sente-se feliz e completa e que hoje, seu objetivo é ser promovida à Desembargadora pelo Tribunal de Justiça.

“Certamente, o que me dá motivação, é o aprendizado do dia a dia; a vasta experiência em todas as áreas do Direito, principalmente no enfrentamento à violência doméstica e familiar, nos crimes contra crianças, adolescentes e idosos, o trabalho realizado em rede com profissionais multidisciplinares e ainda com a sociedade civil organizada”, completa a juíza que certamente tem momentos expressivos e emocionantes na caminhada profissional. Mas relembra um fato em especial: “foi o reconhecimento profissional através dos títulos de cidadania honorária que recebi tanto no município de Umuarama-PR como de Londrina-PR.”