“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes”. Cora Coralina
Thayná Lie de Camargo é formada em Direito pela Faculdade Catuaí, Cambé/PR, em 2017. É especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina/UEL, 2019; Especialista em Direito Educacional pela Universidade Candido Mendes/UCAM, 2020. Nasceu em Bela Vista do Paraíso/PR, solteira, mãe de Humberto de Camargo Prudêncio, 5 anos.
O nome da sua empresa é Thayná Camargo Advocacia, localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, 300, sala 1502, Gleba Fazenda Palhano, Londrina/PR.
Ela relata a sua trajetória: “nasci na cidade de Bela Vista do Paraíso e aos cinco anos de idade, juntamente com meus pais e meus dois irmãos, mudei-me para Londrina.
Nunca tive influência de ninguém à minha volta. Sempre me questionei o que é a justiça e como exercê-la, havia o desejo de alguma forma ajudar as pessoas em um país desigual em que vivemos. O que me fascina é saber que através do meu trabalho eu transformo a vida das pessoas, ouvindo pessoas angustiadas, desesperadas e com a possibilidade de transformar aquilo em resultados favoráveis e libertadores. É um sentimento indescritível. Como advogada atuo há três anos, todavia, desde o início da graduação, fiz estágio na área”. Segundo a advogada, o maior desafio da profissão foi o seu início, o primeiro atendimento, a primeira ação, a primeira audiência. “Acredito que a experiência nos torna mais, fortes e resistentes para os demais desafios da profissão. Atualmente, a inovação é a palavra-chave para realização de um trabalho exitoso. A cada trabalho bem-sucedido, o sentimento é de dever cumprido e de satisfação pela confiança no meu trabalho, buscando sempre a satisfação dos meus clientes. Para o futuro, acredito que a advocacia vem se reinventando, principalmente através da tecnologia. Quem não entender o mínimo de marketing, vai ficar para trás. Há inúmeros clientes nas redes sociais apenas aguardando um conteúdo de qualidade que se encaixe ao seu caso”. Por causa de sua atuação no direito educacional, a advogada foi convidada para ser docente em uma renomada instituição de ensino. “O direito educacional é fascinante e pouco explorado. Quero continuar atuando na área e poder transmitir as minhas experiências” enfatiza.
No texto ela homenageia o filho Humberto. “Engravidei ainda na graduação e muitos duvidaram se eu iria continuar estudando. O Humberto me tornou mais madura e confiante, consequentemente trazendo reflexos na minha vida profissional”. Seu lazer é sair com o filho, andar de bicicleta, correr no parque, é amante da leitura, adora músicas, considera-se uma pessoa eclética. Afirma ser indispensável participar dos Congressos oferecidos pela instituição de ensino porque considera enriquecedor e uma preparação para a carreira.
A advogada Thayná Lie de Camargo afirma que “Albert Camus dizia que não se pode criar experiência, é preciso passar por ela. De fato, cada cliente atendido torna-me mais experiente e me ensina. Reconhecimento profissional me motiva a continuar na carreira que escolhi”, conclui. E completa com a seguinte recordação: “recentemente, recebi uma mensagem em rede social, de uma estagiária, agradecendo por um e-mail que enviei para ela, no qual havia a elogiado, dizendo que era muito prestativa e inteligente.’’ Foi o suficiente para ela não desistir do curso. Algumas vezes ficamos abatidos e desanimados, e uma simples palavra pode mudar o dia de alguém, até mesmo a vida. Também guardo lembranças de casos importantes, como alunos que se formaram devido à minha atuação. Todos me enviaram convite para a colação de grau.