entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA NEVES

EDUCAÇÃO

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

 "A matemática da felicidade não é complicada, não tem fórmulas mirabolantes. Felicidade é igual a soma do trabalho, com a família, com a fé e com amigos e multiplicar tudo pelo amor."

 

Ela é graduada em Farmácia na Universidade Estadual de Londrina, 1991, e Nutrição no Centro Universitário Filadélfia - UniFil - Londrina, 2018. "Sou nascida em Engenheiro Beltrão, município próximo à Maringá/PR. Aos 6 anos de idade, junto com a família, mudamos para Piratininga (SP). Em 1975 chegamos à região de Londrina, pois meu pai, na época, assumiu a administração, da Fazenda Guairacá (próxima ao distrito de Lerroville). Essa data foi inesquecível, pois saímos do interior de São Paulo numa época quente e após 20 dias aconteceu a Geada Negra aqui na região Norte do Paraná", relata Solange, que atualmente, trabalha na UniFil e Unopar.

 "Minha alfabetização foi iniciada em escola de fazenda. Numa mesma sala tinham os quatro anos do ensino fundamental e às vezes, a professora pedia para ajudá-la com os alunos da primeira série. Depois, mesmo morando em fazenda, pois meu pai era administrador, meus irmãos e eu íamos todos os dias para Tamarana estudar no Colégio Osvaldo Palhares. Muitas vezes ajudava meus professores. Lembro-me também que minha professora de inglês não tinha tempo para corrigir as provas, então ela me dava para levar para casa e fazer as correções. Corrigia as provas de todas as turmas, incluindo as minhas e as de meus irmãos. Fazia com muita seriedade e sigilo. Às vezes, enquanto os colegas estavam brincando no recreio, alguns professores me chamavam e me passavam as tarefas para eu transcrever para o quadro para toda a turma, ou organizar os materiais para entregar para cada aluno. Por conta disso tudo, recebi o apelido de "peixinho de professor". O ensino médio fiz em Londrina, no Colégio Estadual Vicente Rijo. Depois fiz a primeira graduação na UEL e mesmo assim continuei com aquela disposição para ensinar aos que precisavam. Desde pequena sempre procurei transmitir o que eu aprendia para os outros. As pessoas me agradeciam porque aprendiam muito e tiravam boas notas. Isso me deixava feliz e cheia de gratidão. Assim, cada vez mais, percebia que meu destino seria ser professora. Meus ex-professores que confiaram em mim e a quem agradeço imensamente, foram os responsáveis por despertarem em mim essa vocação tão nobre que é ser professora", relata.

Ela é docente universitária desde 1992. "Colei grau em janeiro de 1992 e em março do mesmo ano recebi o resultado de aprovação do Teste Seletivo Temporário para docente na UEL, na área de Parasitologia e desde então, nunca mais deixei a profissão. Hoje sou docente nas áreas de Bioquímica, Farmacologia, Toxicologia e Bromatologia. Sou membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP-UniFi) desde 2007, e em 2017 passei a estar na coordenação desse Comitê, atividade esta, que para mim passou a ser um grande desafio na profissão", completa. 

Solange Neves tem gratidão a Deus por ter lhe dado forças para se manter em pé, sabedoria para tomar as decisões corretas, por torná-la tolerante aos impacientes, compreensiva nas divergências. "Ao final de cada aula uma emoção, uma alegria, um sentimento que muitas vezes é inexplicável. Porque para mim, ser professor, é como cultivar o alimento para alguém se nutrir de conhecimento diariamente. Amo incondicionalmente ser professora. Para o futuro desejo finalizar meu livro voltado a área de Nutrição, cuja inspiração são meus alunos, ex-alunos e amigos de profissão.

Rende homenagens especiais: minha primeira homenagem vai para meu pai José Aparecido Neves (in memorian). Com ele aprendi que tudo que nos propusermos a fazer, tem que ser com responsabilidade, honestidade, humildade e fazer bem feito e nunca desistir frente aos obstáculos. Minha mãe Nilza Oliveira Neves é minha musa inspiradora, como ser humano, como mulher de fé, dignidade e sabedoria para ela toda minha gratidão. Gratidão também a meus irmãos José Neves de Oliveira Neto e Mario Cesar de Oliveira Neves, meus meninos protetores."

E finaliza: "sempre quis ser professora e me encantava a área da saúde. Então, graduei-me em Farmácia, comecei a dar aula e depois fiz mestrado. Depois de algum tempo, quando dava aula para a Nutrição, percebi que falar de medicamentos era fácil, porém associá-los aos alimentos era minha limitação. Essa limitação me inspirou a fazer graduação em Nutrição e hoje um dos meus grandes prazeres é dar aula de Farmacologia e focar nas interações droga-nutriente: ajustar um cardápio de acordo com as necessidades do indivíduo e com os medicamentos que faz uso". 

Solange Neves ama viajar, escutar músicas que sejam poesias, que tenham conteúdo, que tocam o coração. "Assisto muito filmes de diversas categorias e cito "Jardineiro Fiel", "Mentes Brilhantes". Gosto de livros que falam sobre histórias, biografias. Leio muitos artigos científicos para atualização. O professor é um eterno aprendiz. Fazer caminhadas junto a natureza, ouvindo os pássaros cantarem e o barulho da água é relaxante."  E termina com uma recordação: "por muitos anos recebi homenagens especiais dos formandos nas várias turmas para as quais já dei aula. Porém, no ano de 2019, foi algo diferente. Recebi a honraria de ser Paraninfa Geral dos Formandos da UniFil, além de ser Paraninfa da Turma de Biomedicina e também estar colando grau no curso de Nutrição. O reconhecimento da instituição e dos alunos significaram muito pra mim e tive a sensação de missão cumprida."