entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

PAULO RICARDO

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

PAULO RICARDO HAIR COMPANY

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Nunca pense saber tudo, porque não estará disposto a aprender mais nada”.

 

O londrinense Paulo Ricardo Almeida é filho e neto de barbeiros, o avô é o barbeiro pioneiro, Paulo Eduardo, com seus itens expostos no Museu Padre Carlos Weiss. Cursou a academia Líder Londrinense aos 13 anos e ao fim dos 14 anos estava se profissionalizando para trabalhar no Salão Presidente, inaugurado pelo prefeito José Richa, e que atendia personalidades da época. “Assim sou cabeleireiro desde os 15 anos, galgando 37 anos de profissão, casado com Neiza Rosimeire dos Santos Almeida (Cabeleireira). Temos dois filhos: Fernando Ricardo Almeida (cabeleireiro) e 

Bárbara Paula Almeida (make up artistic)”.

Paulo Ricardo relembra a história de suas gerações: “Meu avô chegou aqui em 1938, atendendo ao convite de meu tio avô, que havia chegado em 1936, mas que saiu de Londrina deixando meu avô como único barbeiro da cidade. Desde os oito anos de idade, fascinava-me os eventos de cabeleireiros em que meu pai me levava. O ponto culminante eram as apresentações artísticas, especializei-me em moda e visagismo, trabalhei como trendhairstylist em quatro empresas, e diretor artístico em outras duas. Como trend hunter trabalho há 22 anos, e como visagista, há 17 anos”.

Sua maior experiência profissional foi criar coleções de moda em cabelo, initerruptamente por mais de dez anos, assinando coleções primavera/verão e outono/inverno. E o maior desafio, criar uma macro coleção 2019.  Ele afirma que a cada trabalho tem plena realização. “Os visuais são construídos no conceito visagista, que tenta expressar personalidades distintas perceptíveis pela psicanálise, e absorvidas por pessoas que se identificam com a linguagem visual. Assim, o mais importante é fazer com que o conceito seja entendido e decifrado pelo público foco e depois, perpetuado. Não há gratificação maior do que inspirar a fazer melhor”.

Entre os projetos futuros está “um olhar para o street style. E que nos faz pensar em como transportar isso para as passarelas e ser consumido como moda. Pois moda nada mais é do que um reflexo do comportamento e das tendências visuais que são captadas pelos grandes estilistas, que a releem de forma inédita. Minha mãe dizia: “Você inventa muita moda, menino". Bem, venho inventando até hoje e continuarei”, completa.

A homenagem é para o pai Ederaldo Almeida, (Barbearia Coroados) e para avô Paulo Eduardo Almeida. “Foi quando nasceu este empreendimento familiar que cresce há quatro gerações. Em 1936 nascia a cidade de Londrina e com ela, a primeira barbearia do “senhor” Almeida, depois assumida pelo seu irmão, o “senhor” Paulo Eduardo Almeida, um português, residente em Chavantes/SP. Veio à convite do irmão, na década de 30, para assumir aquela que seria a primeira barbearia da cidade. Dos nove filhos do Sr Paulo 5 tornaram-se barbeiros, dois atuaram em São Paulo, e três atuam em Londrina/PR. Como sou filho e neto de barbeiros, convivi desde os primeiros anos com o universo da beleza e desde criança acompanhava meu pai em todos os campeonatos internacionais de cabeleireiros e finalmente aos 19 anos inaugurei meu primeiro salão. Nos anos seguintes me confrontei com dificuldades de “padronizar” a perícia profissional dos admitidos em meu salão  e por isso pesquisei o mercado educacional, descobrindo vários métodos de ensino teórico/prático no Brasil e no Exterior, extraindo deles o melhor e condensando em uma Escola de Cabeleireiros, com uma metodologia de ensino apoiada por quatro apostilas de minha autoria, que regem quatro períodos de ensino básico para iniciantes: Auxiliar/Biologia Corte, Química Formato e Química Cor. Elaborei também aperfeiçoamentos apostilados de corte avançado, ciência da cor, penteados semipeso, clássicos e noivas, visagismo, moda e criação artística. Tenho a mesma garra do meu avô e do meu pai, ele, com 80 anos, trabalha todos os dias”.

A família que trabalha unida concilia atividades profissionais com as de lazer. Ele dá a receita: “Minha esposa diz que para se casar com cabeleireiro, precisa ser cabeleireira. E assim tenho filho cabeleireiro casado com uma nora cabeleireira. Creio que é a receita para entender horários e desafios”.

Paulo Ricardo tem especialização com os grandes profissionais aperfeiçoamento de profissionais da Europa, Estados Unidos e Mercosul: Alexandre de Paris, Vidal Sasson, Jaques Dessange, Antony Mascollo, Aldo Copolla, Luís LLongueras, Jaques Fourcade, Claus Peter e outros.     “No Grupo BSG, estudei extensivamente técnicas utilizadas pelas escolas Pivot Point, HCF, AMC, ICD, Vidal Sasson, Tony Guy, Llongueras e outras que me conferiram conhecimentos tecno-artísticos explorados em coleções e apresentações. Tive especialização em visagismo com Philip Hallawell, que me proporcionou atuar em eventos nacionais como Cosmética São Paulo, Estética Brasil, Beauty Fair, Professional Fair, Hair Brasil e outros internacionais como Expo Hair Buenos Aires- Argentina, Cosmoprof Bologna-Itália e Mundial Coiffeur Beauté Paris-França. Inspirações que replico em capas e editoriais de revistas especializadas na área.  Realizei quatro edições de meu próprio evento Prêmio Moda Hair que valoriza e traz importantes nomes da área no Brasil.

Meu foco sempre foi ser exclusivo para fazer o melhor. E finalizo dizendo que tenho orgulho em trabalhar com a marca londrinense “Sachê”. Também considero-me educador e autor de apostilas e livros técnicos. Amo a minha profissão e tudo o que aprendi ao longo de todos esses anos”.