"A Educação Física cuida do corpo e da mente." (primeiro livro que li da área)
"Confio, Entrego, Aceito, Agradeço.”
Rosemeire Duran é formada em Educação Física, UEL, 1998-2001, nasceu em Ivaiporã-PR, casada, mãe de Kauan Duran Souza e Silva, 9 anos; Lucca de Vito Duran Souza e Silva, 3 anos; Ryan Valverde Souza e Silva, 18 anos (enteado). Chegou em Londrina em 1998 para cursar a faculdade de Educação Física, fez a opção por vontade própria, por gostar do “movimento”, como ela mesmo define. “Fazia parte de um grupo de Jazz em Ivaiporã (Professora Sueli Stresser) e também inspirada na minha madrinha de crisma, minha professora de Educação Física Eva Camacho da Silva. Estou no mercado desde o segundo ano da faculdade, inseri-me em estágios na área, para descobrir exatamente o nicho de mercado que gostaria de atuar. Então, desde 1999, nunca mais parei”, relata.
A professora conta que a sua maior experiência foi ter sido uma das professoras, no ano de 2000, da Academia WET Sport, da proprietária Alice Takeda. “Ia caminhar no Zerão e passava em frente daquela academia gigantesca, aquela música me contagiava. Atuei lá durante oito anos como professora de ginástica e depois como personal trainer, até que a academia foi vendida para a Rede Gustavo Borges, mas ainda continuei como personal trainer por mais oito anos. Meu sentimento é de gratidão por tudo que aprendi e desfrutei na minha vida profissional”.
Os projetos futuros incluem manter parceiros de trabalho para grupos de treino, sendo treinamento de corrida, funcional, LPF. “Pois sozinhos não somos nada! E ainda vou fazer minha segunda graduação, agora em Nutrição, para cada vez poder entregar um trabalho mais completo para meus clientes. Tenho especialização, sou Pós- graduada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Licenciada LPF nível 1 e nível 2 e me atualizo sempre que possível”.
A homenagem é para os pais, Antonio Duran e Aparecida de Vito Duran, que sempre a apoiaram, emocional e financeiramente; para o marido Fábio de Souza Silva, por dividir as tarefas de casa e os cuidados com os filhos. “Também, para os colegas de trabalho, que ao longo dessa jornada se tornaram parceiros, e muitos alunos, que praticamente me "adotaram” como família, pelo confiança que depositam em meu trabalho. Fica até difícil nomear, pois tenho medo de esquecer algum nome. E claro rendo homenagem para os meus filhos, que despertaram o que há de melhor em mim: a garra e determinação de uma mulher empreendedora”, conclui.
Sua trajetória aconteceu aos poucos, conhecendo, estagiando em várias modalidades, desde natação, hidroginástica, GRD, até se encontrar nas aulas de academia, aulas de ginástica.” Desde então, não parei mais, pois mesmo longe das salas de ginástica, continuo utilizando alguns formatos de aulas, principalmente em grupos, com meus alunos. Sou Autônoma, atuo como MEI, então respondo como empresa como Meire Duran. Atualmente tenho alguns parceiros de trabalho, onde subloco a sala de treinamento funcional e LPF, e também dou aulas em condomínios e nas casas dos alunos”, explica.
O lazer é passear com os filhos, jogar bola, piscina, playground, gosta dos finais de semana, sempre que pode vai na casa dos pais, em Ivaiporã, e a tradição da família é viajar para o litoral paranaense no final de ano, para a praia de Shangri-lá. Também gosta de ler, cantar, mas revela que ao assistir um filme, acaba dormindo na legenda inicial. Quando possível participa de congressos como o Fitness Brasil, em Santos (SP), além de outros. “A Educação Física evoluiu muito, tanto no âmbito escolar, como visto de uma forma mais ampla, com o compromisso dos profissionais em cuidar cada vez melhor da saúde das pessoas. Muitos estudos e muitas pesquisas estão acrescentando mais autonomia em nós, para atuarmos com mais qualidade. Este é o caminho. O papel do profissional da área deixou de ser apenas o de "entregar a bola e deixar jogar", como agora, mais do que nunca, influenciar na vida e saúde de todos os envolvidos”, finaliza.
“Tenho muitas lembranças ao longo da minha jornada profissional, mas vou atentar ao momento atual; a pandemia sobre o Covid-19, onde muitas pessoas estão perdendo seus empregos, onde as vendas de muitos produtos estão em queda, e foi onde eu me senti muito importante pela minha responsabilidade de cuidar da saúde física e emocional das pessoas. Pois não entrego apenas resultados estéticos, mas sim de melhor qualidade de vida. Seja em aulas virtuais como em aulas presenciais, meu papel está sendo muito importante hoje. E isso é muito gratificante”, conclui.