entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

MÁRCIA BOUNASSAR

ARQUITETURA E URBANISMO

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA - PR

“O planejamento urbano só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, e só é democrático quando procura incorporar todos os envolvidos no processo de planejar.”

A londrinense Márcia Maria Bounassar é formada em Arquitetura e Urbanismo, turma de 1985, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), não é casada, mas diz ser mãe de, em suas palavras, um “filho de quatro patas”, o Tariff, um lindo cão da raça Border Collie. Conta a sua trajetória: “Sempre gostei da área de humanas, então a opção pela Arquitetura e Urbanismo atendeu plenamente o que queria como profissão e, desde a faculdade, a vocação para o planejamento urbano, área que me fascina até hoje. Ser arquiteto é pensar nos espaços habitáveis e não habitáveis, nos fluxos de energia e de pessoas. Ser arquiteto é ser sonhador e criativo, é transformar sonhos em realidade. Igualmente, ser arquiteto é saber do ideal e conviver com as mazelas impostas pela vida moderna, conhecer a teoria do bem-viver e tentar expressar tudo em forma de planejamento, construindo cidades sustentáveis e cumprindo sua função social. Estou há quase 40 anos no mercado, minha empresa MB Consultoria, Projetos e Planejamento, completa neste ano de 2024 vinte e um anos de existência, fiz várias especializações importantes, uma na PUC de Curitiba, em parceria com a Universidade da França, em Gestão Técnica no Meio Urbano. Tenho mestrado em Planejamento e Gestão do Turismo, na Unibéro (SP). A escolha da minha profissão teve um pouco da influência do meu pai, pois, quando era pequena, eu o acompanhava nas obras, porque ele tinha uma construtora”.

Ressalta que seu maior desafio é na área do planejamento urbano e regional, na qual trabalha com os planos diretores, de habitação, de saneamento, de turismo, de mobilidade urbana, entre outros, tendo realizado mais de cem trabalhos. “Entre os desafios encontrados, pois cada cidade possui sua própria característica, sendo pequena ou grande, é o de proporcionar as melhores soluções para o desenvolvimento sustentável, baseado na legislação, onde possibilitamos o melhor direcionamento e ordenamento territorial. “Márcia teve a possibilidade de trabalhar em cidades de vários estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em todos esses lugares conheceu culturas, costumes, paisagens, realidades diferentes. Ela completa: “É isso que enriquece a minha profissão e a minha vida, além de vivenciar realidades diferentes, possibilita trazer experiências positivas que podem ser aplicadas em outras localidades, pois o processo de planejar é pensar no futuro que queremos.” O planejamento urbano e regional tem como principal objetivo ordenar o crescimento das cidades, propondo espaços que minimizem problemas decorrentes dos processos de urbanização. Cidades planejadas contam com mais espaços de serviços, transporte público, além de outros aspectos que favorecem o bem-estar da população e o funcionamento da cidade.

 A cada trabalho, sente-se realizada, ao retornar para algum município onde fez o plano diretor e as leis foram aprovadas. Principalmente ao verificar os benefícios que o planejamento trouxe à localidade. “Para o futuro, penso em continuar planejando cidades, não penso em parar de trabalhar tão cedo. Adoro o que faço. Porém é sempre importante me manter atualizada, por isso, sempre que possível, participo de cursos, palestras, bem como vejo na prática experiências que deram certo.”