entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

MARA LÚCIA CESÁRIO PEREIRA KALINOWSKI

ENGENHARIA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“A minha profissão foi uma escolha correta, pois permitiu melhorar a qualidade de vida das pessoas através do saneamento. Como engenheira, ajudei a transformar a realidade das cidades em algo concreto e duradouro. Ser engenheira proporcionou-me fazer amigos e desfrutar de um convívio intenso e duradouro com colegas, motivando outras pessoas a fazerem o mesmo curso e seguirem a mesma carreira.”

 

Mara Lucia Cesário Pereira Kalinowski graduou-se em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Londrina em 1979. Ela é curitibana, casada há 33 anos com o engenheiro-agrônomo e economista Luiz Fernando de Almeida Kalinowski. Eles têm três filhos: Fernando Henrique Pereira Kalinowski, 27 anos, advogado e administrador, Luiz Gustavo Pereira Kalinowski, 23 anos, engenheiro-agrônomo, e Rodrigo Otavio Cesario Pereira Kalinoswski, 21 anos, estudante de Engenharia Civil.

 

Mara conta sua trajetória de vida, desde quando foi criada em Cambé (PR), onde o pai começou exercendo a advocacia. “Foi lá que fiz meus estudos, no Colégio Salesiano, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Fiz muitas amigas e desfrutei de excelentes e inesquecíveis momentos. Quando fui fazer o colegial, meus pais escolheram o colégio Mãe de Deus, em Londrina, onde havia o curso normal colegial. Foi uma experiência diferente e importante, proporcionando-me uma vivência intensa, com novas amizades que duram até hoje. Quando entrei na faculdade, passamos a residir em Londrina, em 1977. Passei a frequentar o Londrina Country Clube porque meu pai, Osny, e meu irmão Luciano jogavam tênis frequentemente. Nessa época, meu pai foi diretor do departamento de tênis do clube.”


A Engenharia Civil chegou à vida de Mara por sugestão do professor Fidelis, de Matemática, do Colégio Mãe de Deus. Ele percebeu a facilidade da aluna com as matérias exatas. “Meu tio Antonio Ayres também é engenheiro civil e em Londrina já havia o curso. Acabou sendo uma boa opção, uma vez que a maioria dos jovens da época precisava estudar fora de casa para fazer um curso na área de engenharia. Amo a minha profissão por ter uma grande opção de atuação na sociedade, buscando associar os conhecimentos e recursos técnicos para transformar e proporcionar qualidade de vida para as pessoas. Atuo profissionalmente há 35 anos. Comecei na Sanepar, a companhia de saneamento do Paraná, como estagiária e cheguei a gerente regional, desempenhando diversos cargos e funções. Fiz curso de pós-graduação, um MBA na área de gestão empresarial no ISAE/FGV, além de diversos cursos na área de saneamento, tanto na área de qualidade quanto na avaliação e perícias técnicas”, relata. “A habilidade em negociar nas diversas situações profissionais é uma qualidade herdada do meu pai”, testemunha a irmã e advogada, Mônica.

 

Atualmente, a profissão está num momento de muita valorização e permite diversas oportunidades de atuação, tanto na gestão de pessoas e de projetos, quanto na linha de frente nas empresas de um modo geral. Além de continuar trabalhando na profissão, ela quer se dedicar ainda mais a grupos voluntários da comunidade da Igreja Imaculada Conceição. “O trabalho em equipe, o otimismo e o bom humor são as minhas características no decorrer da minha carreira. Colocar-se no lugar do outro buscando a melhor solução é sempre uma escolha assertiva e solidária. E trabalhar tantos anos numa empresa é motivo de gratidão a Deus. Agradeço pela amizade conquistada ao longo dos anos.”

 

As horas de lazer são com a família e amigos, saboreando um churrasco, viajando para outros lugares. “Adoro uma música alegre, gosto de caminhar e malhar. E não durmo sem antes desfrutar de uma boa leitura. Sou muito animada e otimista e não me vejo em outra profissão. Penso que estou no tempo de colher frutos, podendo servir de inspiração para todos que convivem comigo, em especial os meus queridos filhos”, conclui.