entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

LUCIO EIDY TAKEMOTO

OTORRINOLARINGOLOGIA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Tudo na vida tem seu lado positivo...”

Apesar de tímido, é um gentleman. Disciplinado com os horários, fala pausadamente, características herdadas da educação japonesa. O médico otorrinolaringologista, Lucio Eidy Takemoto é mais ou menos assim...”Tento ter consciência dos meus defeitos para melhorar sempre. Quando criança era meio teimoso, mas a vida foi me moldando”, reflete.

Filho caçula do casal Akira e dona Izabel Nogami Takemoto, o pai protético e a mãe costureira e cabeleireira. Sonhava em ser administrador de empresas, depois engenheiro e até marqueteiro. Mas por sorte, teve no caminho o irmão Orson, também otorrino, que o direcionou para a carreira. Da irmã do meio, Carla, formada em computação, eles conjugam do mesmo prazer: navegar pela Internet e passar horas em frente ao monitor trabalhando em layouts e programas.

Lucio Takemoto formou-se pela Universidade Estadual de Londrina em 1997, daqual atualmente é médico assistente. Ele acompanha os residentes nas cirurgias e é responsável pelo ambulatório de vertigem. “Esse ambulatório tem como função fazer uma triagem dos pacientes com tontura, para um diagnóstico mais eficaz”, explica o médico.

Ainda sobre a profissão que abraçou, ele relata que, em termos de avanços, a UEL está com uma equipe bastante fortalecida. “Hoje o paciente não precisa mais sair de Londrina para procurar um especialista em São Paulo ou Curitiba para tratar de vertigem ou fazer uma cirurgia do ouvido, nariz ou laringe; temos bons profissionais na área”, esclarece Lúcio.

            Para Lucio, sua profissão é um desafio. Ele atende tanto criança, jovem, adulto e idoso. Ele simplifica sua profissão, fazendo uma analogia com aquilo que parece ser o trivial. “Na minha profissão não tem como cair na rotina, ou ficar naquela coisa padronizada. Muitas vezes vem uma criança com a mesma queixa do idoso. Mas os problemas são totalmente diferentes.”

É um dos médicos atuantes no processo de promover sua especialidade. Engajado com os colegas da sua especialidade, na Associação Médica de Londrina, eles procuram sempre se atualizar por meio de cursos, trazendo novidades sobre a área e procurando resgatar algumas especialidades que são tratadas pelo otorrinolaringologista, como a vertigem.

O maior presente de sua vida foi seu casamento com Marcia Bongiovanni. Uma mulher alegre e dinâmica e, mais que isso, o verdadeiro valor da vida. “A Marcia me mostrou que é muito importante o lado espiritual. A vida não é só trabalho e ganhar dinheiro. Um dia você pode perder tudo. Essas intercorrências na vida acontecem com muita freqüência, mas se você estiver equilibrado espiritualmente, vai saber como superar essas fases”, analisa.

Talvez para treinar o ouvido, um dos seus hobbies é a música. ”Gosto muito de ouvir música. Sou bastante eclético quanto ao estilo. Também estou me dedicando à dança de salão, que compartilho com Marcia, e a bisbilhotar na internet”, afirma Lúcio.