“A fisioterapia me capacita a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este é o motivo pelo qual optei por esta linda profissão. A satisfação dos pacientes me realiza. A frase de Joseph H. Pilates define o motivo pelo qual busquei a reabilitação fisioterápica junto ao método pilates: ‘Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito’.”
Karen ObaraTsumanuma fez sua graduação no curso de Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre os anos 2007 e 2010. Em seguida, ingressou no Mestrado Associado UEL-UNOPAR em Ciências da Reabilitação, em 2011. Junto ao mestrado, concluiu sua formação no método pilates pela StottPilates®, que é uma formação internacional, oriunda do Canadá. “Optei pela StottPilates® devido à qualidade e integridade do seu ensino, que respeita o método clássico criado por Joseph H. Pilates. Além de tudo, tenho em mãos uma formação internacional, que me permite aplicar o método em qualquer lugar do mundo.” Natural de Maringá (PR), tem uma irmã gêmea, KrystinObaraAlhadef Clemente. “Somos de 3 de setembro de 1988. Sou casada com Anderson NoburuTsumanuma, 33 anos. Minha família e eu nos mudamos para Londrina em 16 de dezembro de 2002. Devido ao fato de não ter parentes próximos com esta formação, minha opção por tornar-me fisioterapeuta surgiu no período em que eu mesma necessitei desses cuidados. Treinei ginástica rítmica por 6 anos e, neste tempo, lesionei-me e procurei o tratamento fisioterápico. Apaixonei-me pela profissão logo nas primeiras sessões e percebi o quanto a fisioterapia é importante em todas as áreas da saúde. Fui conquistada pela dedicação e qualidade do atendimento”, explica ela, que tem quatro anos de atuação no mercado.
Karen tem muitos projetos profissionais como “expandir minha marca, Kinesis Studio – Pilates e Fisioterapia, junto à minha sócia Fernanda Queiroz CerciMostagi. Queremos ter mais uma unidade e adquirir novas formações na área de osteopatia e RPG,além de continuar a estudar o método pilates. Futuramente, quero ingressar no doutorado e seguir a carreira acadêmica”. Pesquisadora, ela não dá trégua aos estudos. Fez mestrado Associado UEL-UNOPAR em Ciências da Reabilitação[LMCM1] , pesquisou o método pilates e defendeu a dissertação intituladaEfetividade do Método Pilates no Tratamento de Pacientes com Dor Lombar Crônica nos Desfechos Dor, Funcionalidade, Percepção Global dos Efeitos e Flexibilidade: Atualização de Revisão Sistemática e Metanálises.
Agradecida a Deus, ressalta: “Gostaria de homenagear em primeiro lugar a Deus, que me mostrou a beleza dessa profissão e me capacitou a me tornar quem eu sou hoje. Não seria nada sem Ele. O agradecimento se estende aos meus pais, Wilson YukioObara e Vânia S. KawakamiObara, pelo apoio, dedicação e paciência aos meus estudos e viagens para congressos e cursos. Ao meu marido, Anderson N. Tsumanuma, pela perseverança e estímulo. Ele me encorajou a abrir meu próprio Estúdio de Pilates. Agradeço à minha sócia, Fernanda Queiroz CerciMostagi, pela cumplicidade e parceria em nosso negócio”.
Karen e Anderson adoram cantar, esse é o hobby predileto do casal. “Nós cantamos juntos e em louvor a Deus. Além disso, a música sempre esteve em minha vida, junto aos meus pais e irmãs. Somos quatro filhas e atualmente formamos o Quarteto YeshuaMakadeshi. E,claro, não dispensamos um bom filme e, quando possível, viajamos.”
Karen conta que até os seus 13 anos ainda não sabia o que queria seguir como profissão. “Porém, quando me lesionei na GR e necessitei do tratamento fisioterápico, pude perceber que minha vocação era essa. Creio que Deus me fez passar por tudo isso e necessitar de fisioterapia três vezes por semana durante dois anos para que eu pudesse conhecer a beleza e delicadeza por trás dessa arte em reabilitar.” E conclui: “O Kinesis Studio fica na Rua Júlio Estrela Moreira, 650, Lago Parque. Estamos dentro do Hospital Clínica Corpo”.
[LMCM1]Informação repetida. Eu tiraria e deixaria apenas: “Fez mestrado, pesquisou o método pilates...”