entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

JOÃO MARCOS MACHUCA

EDUCAÇÃO

ESCOLA ALFA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Ensinar é compartilhar, dividir, construir junto um novo caminho de mudanças e transformações. Quando penso no poder de minha profissão, coloco-me como uma ferramenta para a construção de um mundo melhor”.

Ele é licenciado em Ciências Biológicas (2011 - Universidade Estadual de Ponta Grossa), licenciado em Pedagogia (2018 - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz), mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2014 - Universidade Estadual de Londrina), doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2018- Universidade Estadual de Londrina). Nasceu em Itararé/SP, está em Londrina desde 2012, quando veio para cursar o mestrado. “Cresci dentro da escola, mãe pedagoga, exercia o magistério comigo em seus braços. Ao longo de toda sua trajetória profissional estive ao lado dela, presenciei muita coisa e aprendi muita coisa. Minha mãe foi diretora de escola durante muitos anos, e fora do meu horário escolar, esse continuava sendo meu espaço de permanência. Cresci não somente nos bancos escolares, mas nos bastidores. Sempre participei de tudo que a escola podia me proporcionar. Quando criança ajudava as zeladoras da escola durante a faxina. Subia nas cadeiras para alcançar os arquivos e ajudar na secretaria da escola. Adorava ajudar as professoras em sala de aula. Nesse espaço, não existia menos e mais... tudo era um aprendizado, no sentido literal e na minha construção pessoal. Sou o que sou por toda essa experiência que vivi. Atuo profissionalmente na carreira de professor há dez anos. Estou na gestão escolar há cinco anos”, relata João Marcos Machuca.

Durante seu processo de formação, o professor teve oportunidade de atuar em diferentes contextos e realidades de Ensino. ” Atuar nas modalidades da Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior me permitiram explorar todo meu conhecimento científico e acadêmico. Mas a atuação em escolas públicas me permitiram construir um olhar sobre o aluno e seu contexto e o quanto isso significa para uma aprendizagem significativa. A cada trabalho realizado sinto-me motivado. Quero prosseguir a cada conquista”, revela o proprietário e diretor geral do Colégio Alfa, localizado na Rua Raposo Tavares, 990 - Ed Infantil e Ensino Fundamental I e II, em Londrina/PR.

Os planos para o futuro incluem a renovação. “Em minha carreira sempre desejei pelo novo, buscar novas estratégias e ações que permitam sentir o mesmo prazer e realização todos os dias e proporcionar o mesmo a todos que colaboram com a minha ação profissional. E o que me completa é ver o sorriso dos alunos, familiares e comunidade escolar, ao término de um trabalho com resultados afetivos e cognitivos”.

A grande homenageada é a mãe Iracema Machuca. “Pelo exemplo, garra e força em tornar seus filhos o que são”. No tempo livre gosta de viajar. “Acredito que com essa experiência, além da possibilidade de relaxar e explorar tudo que o mundo pode nos oferecer em cultura, belezas e paisagens, é também uma importante fonte de novos conhecimentos e aperfeiçoamento pessoal”, completa o empresário e que faz questão de relatar um fato que o impulsiona cada vez mais: “Constatar quantas vidas estão sob a minha gestão me emociona, perceber a equipe de professores que coordeno, a equipe administrativa, os desafios da educação moderna, ver o sorriso e sentir o abraço de cada criança todos os dias, certamente, dão sentido para prosseguir”. E sobre as expectativas da profissão, finaliza: “Jamais o professor deixará de ser fundamental para a sociedade. Hoje caminhamos para diferentes modelos de Ensino e Aprendizagem, porém, o papel daquele que media o conhecimento e permite sua nova elaboração, nunca deixará de existir. Porém, cabe a nós estarmos nos renovando constantemente”.