“Minha família é o que me dá estabilidade para ser um profissional bem-sucedido.” (João Angelo Paccola)
Nascido em Lençóis Paulista, João Ângelo Paccola veio para Cambé (PR) aos 4 anos de idade. Seu pai era representante de bebidas e comprou um armazém nesta cidade que, depois, este se tornou o Comércio de Bebidas Paccola. Sua infância foi, essencialmente, em Cambé, lugar onde estudou e apenas aos 14 anos veio estudar em Londrina para fazer o colegial no Instituto Filadélfia de Londrina.
O ingresso do médico na faculdade foi em janeiro de 1969, na Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, um dos cursos que originou a Universidade Estadual de Londrina. “A faculdade foi muito empolgante. Foi uma época de muita luta para conseguir um hospital universitário e também para conseguir material, aparelhos; tudo era muito mais difícil. Mas éramos um grupo muito unido com os professores e isso nos deu uma formação bem melhor”, conta. Era um tempo em que não havia muitos médicos e os estudantes de Medicina começavam a atuar muito cedo, tanto em hospitais como em clínicas, o que resultava em um contato precoce com a profissão.
Em 1974, Paccola se formou e foi fazer pós-graduação em Oftalmologia em Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas Gerais, a serviço do professor Hilton Rocha, médico muito conhecido e renomado na área. Foram três anos de estudo e dedicação, já atuando como médico oftalmologista, realizando cirurgias e atendendo pacientes no Hospital São Geraldo, anexo do Hospital das Clínicas na cidade. E ao fim desse tempo, então retornou a Londrina.
Já são mais de 40 anos de medicina e clínica oftalmológica. ”Eu adoro fazer o que faço, o meu dia a dia na clínica e realizar as cirurgias. O contato com os pacientes é muito prazeroso e ver o resultado das cirurgias é sempre estímulo para continuar buscando o crescimento profissional”, afirma o médico. E completa: “Não deixo de estudar, fazer meus cursos de reciclagem, os congressos, os simpósios, estou constantemente fazendo isso.” Tudo o que o médico faz é visando à excelência e buscando as inovações na área médica, sabendo que as inovações, atualmente, vêm em um processo que é galopante, muito rápido, pois, a cada dia, a cada hora, há algo novo sendo realizado e apresentado.
Fruto do primeiro casamento de Paccola são os filhos Guilherme e Marcelo. Guilherme é formado em Desenho Industrial pela UEL e atua na área de computação gráfica e propaganda e tem como paixão a música. “Ele é cidadão do mundo, morou nos Estados Unidos, Espanha e Inglaterra. Meu filho é apaixonado por música, toca bateria e tem uma banda de estilo bem alternativo, bem diferente”, conta o pai. Marcelo fez Medicina e, depois, Oftalmologia na Unicamp, onde hoje é docente. Atuando na área do pai, acabou ficando em Campinas (SP), onde tem consultório. Ele também atua como médico em Mogi Mirim (SP), em um segundo consultório próprio. Casado com a dentista Fabíola, Marcelo tem uma filha. ”Ela é meu xodó, a Fernanda“, afirma o avô coruja.
Paccola é casado com Lilian Bruniera Brunelli Paccola, professora da UEL do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, com quem teve seu filho mais novo, João Ângelo. “Foi uma experiência fantástica ter esse filho depois de ter os outros crescidos, participei muito da infância dele e participo agora da juventude. Recebo os amigos dele em casa toda semana, ando de bicicleta com ele e sou muito aberto como pai”, garante. Em todas as viagens do casal, o filho sempre os acompanha, o que resulta em uma união muito grande. Todos os dias, a família faz questão também de estar reunida para o café da manhã e para o jantar. “A conversa familiar e a participação dos pais na educação cria uma harmonia para que o jovem cresça sem problemas”, afirma o médico. E sobre a esposa, ele é enfático: “Eu sou muito feliz no meu casamento. A Lilian é super companheira, não ficamos longe um do outro. Ela me dá sustentação emocional para que eu possa sempre crescer e progredir profissionalmente.” Paccola, Lilian e João estão, sempre que possível, viajando, pois a questão cultural os atrai muito, além de ser um lazer extremamente prazeroso. Gostam de conhecer novas culturas, povos e lugares diferentes.