entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

GUELMA BOZELLI

SAÚDE DA MULHER

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Envelhecer é nossa melhor opção!”

Guelma Vanusa Bozelli é graduada em Nutrição pelo Cesulon (atual Filadelfia) em 1992, fez parte da primeira turma de nutrição de Londrina, nasceu em Santa Fé/PR, mãe de quatro filhos: Marco Antonio, 32anos, Engenheiro de Informática; Veridiana 27 anos, Arquiteta; Felipe (in memoriam); Ana Carolina 19 anos, estudante de Psicologia.  Avó de Enzo, 3 anos. “Cheguei em Londrina em 1986 e a escolha da minha profissão foi quase intuitiva, afinal, pouco sabia sobre ela e não conhecia nenhum profissional da área. Mas já sabia que queria cuidar de um jeito diferente, nutrir é o que eu queria fazer. Cheguei a me matricular numa faculdade de fisioterapia, mas na hora “H “, meu coração bateu mais forte pela nutrição. Profissão que abracei há mais de três décadas e que ainda hoje me encanta e desafia. Eu faço parte da revolução pela qual a Nutrição vem passando. De profissão pouco conhecida e, porque não dizer, pouco valorizada, a Nutrição tornou-se uma profissão em evidência. Tenho verdadeiro fascínio pelo ser humano, eu gosto de gente! Interesso-me pela história de cada um e sei que, além de problemas, naquela história também estão contidas as soluções e, para isso, utilizo-me das mais potentes ferramentas: a escuta sensível, a acolhida, o olho no olho e a empatia”, relata Guelma, que tem especialização em Oncologia Multiprofissional, Nutrição Clínica e Metabolismo, Nutrição Clínica Funcional e formação em Estética e Saúde da Mulher.

Ela atua 18 anos, hoje, exclusivamente, na área clínica. Guelma revela que foram muitos desafios ao longo de todos anos, “mas em plena pandemia, não posso deixar de eleger esse momento como um dos mais desafiadores e surpreendentes”. Para a profissional, o distanciamento e as novas regras sanitárias inauguraram uma nova modalidade de atendimento, o online. “Saímos da clausura do consultório e adentramos aos lares, fomos recebidos na sala de visitas, onde, muitas vezes, famílias inteiras participaram do atendimento. Surpreendentemente eficiente.”

Como objetivo, além da Nutrição Oncológica, o desejo de trabalhar com Saúde da Mulher tem despertado e motivado a nutricionista a se especializar para oferecer a melhor assistência possível. “Principalmente às mulheres na menopausa que enfrentam tantas mudanças físicas, emocionais, e merecem um cuidado que as auxilie a atravessar esse momento: ao mesmo tempo desafiador e muito rico em experiências. Deve-se envelhecer com vitalidade e plenitude, mantendo corpo, mente e emoções em equilíbrio”.

Afirma que conciliar trabalho com vida pessoal é sempre um desafio, mas com bom senso e compreensão tudo se encaixa. Divide a jornada de trabalho entre o consultório situado à Rua Professor João Cândido 1515 e a Universidade Estadual de Londrina (desde 1993), onde compõe a equipe de Saúde ocupacional.

Como lazer gosta de escutar música e viajar. Participa de eventos profissionais e cita o Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, além de Ganepão e Consulfarma. “Eu vejo um futuro brilhante e bastante promissor para a Nutrição. O olhar integrativo que nos possibilita enxergar o paciente em todas as suas nuances, torna-nos profissionais de primeira linha quando se trata de promoção da saúde, seja no aspecto preventivo ou como adjuvante de tratamentos. Intervenções nutricionais podem otimizar qualquer tratamento. Acredito na integração entre as diversas profissões da área da saúde. É o futuro que vislumbro e que se apresenta no momento”, conclui.