“Sou determinada; busquei a minha realização profissional. A vida de uma atleta requer renúncia e esforço. E a de empresária também. O que nunca me faltou foi coragem e boa vontade. Hoje sei que valeu a pena”. (Glacimeire Cardoso)
Ela é de Cambé (PR), onde fez raízes, formou sua família e tem uma trajetória profissional há 25 anos. Glacimeire Cardoso parece uma menina. Tem um sorriso sincero, além do ar de jovialidade que não aparenta ser mãe de um adolescente. Proprietária da academia Vida Ativa, em Cambé, ela também organiza eventos, é uma promoter conhecida, em especial, nos concursos de misses que já se tornaram tradição na região.
Glacimeire Cardoso também tem uma história de vida marcada por vitórias e que estas lhe trazem boas lembranças, na época em que foi atleta de ginástica rítmica, da FEFI, participando de campeonatos fora e dentro do Brasil. “Recordo-me do primeiro evento no Exterior do qual participamos. Fomos ao Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, e acabamos conquistando o título. Não éramos as preferidas e vencemos e, depois de 10 dias, voamos para Melbourne, na Austrália; ainda sem acreditarmos, fomos pegas de surpresa. Participar da Copa dos Quatro Continentes foi uma realização, nossa equipe estava radiante. Fui atleta até 1988, depois abri a minha academia no ano seguinte. Quando inaugurei a Vida Ativa estava definitivamente realizando um sonho. Começamos, timidamente, numa sala emprestada. Formei-me em Educação Física, na FEFI (hoje Unopar), fiz pós-graduação em Ginástica de Competição pela UEL, onde fui docente das cadeiras de ginástica geral e ginástica rítmica. Sempre quis dar aulas, é o que gosto de fazer. Além da experiência como atleta, tudo conspirava para isso. E foi a grande realização, há 25 anos temos a academia que, hoje, conta com cerca de 400 alunos, oferecendo musculação e ginástica das mais variadas. Além de empresária do ramo fitness, sou personal trainer, dedicando-me full time. Também adoro o meu trabalho como promoter; há anos realizo o Miss Cambé e Miss Brotinho, graças a Deus, sempre com sucesso. Credibilidade você conquista com o tempo, fazendo um trabalho sério”, diz. Glacimeire também tem a franquia, em Cambé, do Studio Desirée Soares – Manequins e Modelos.
Casada com Ruy de Almeida Cardoso Junior, eles têm um filho, Ruy de Almeida Cardoso Neto, 15 anos, futuro médico. “Eu sempre tive vontade de fazer a faculdade de Medicina. Mas os planos como atleta não permitiram. Treinava o dia inteiro. A vida de uma atleta requer disciplina e esforço. Não sobra tempo para mais nada. Agora é o meu filho que, mesmo sem qualquer influência minha, decidiu estudar para enfrentar a faculdade de Medicina. Estamos dando apoio”, comenta.
Cinéfilos, ela, o marido e o filho adoram ficar em casa assistindo a filmes, mas não abrem mão de uma balada, festa. “Somos animados, gostamos de sair, de encontrar os amigos e de recebê-los também. Paralelo às duas profissões, também sou colunista social, no jornal Nossa Cidade, em Cambé. O que veio de encontro com a minha profissão de promoter. Há 15 anos assino a coluna e também adoro. Sempre digo que tudo que se faz com alegria, dá certo. É assim que consigo conciliar o trabalho, a casa, a família. Tem de ter harmonia e eu acho que tenho conseguido ao longo dos anos”, finaliza.