entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

GISELE JERONYMO

PSICANALISTA

REDES SOCIAIS

Localização

“Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar.” (Lacan)

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” (Goethe) 

“Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.” (Freud)

 

 Graduada Pedagogia pela UNOPAR, Mestre em Educação pela UEL, Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica do Paraná, hoje membro do Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte/MG. Gisele Fermino Demarque Jeronymo nasceu em Londrina, viúva de Paulo Henrique Martinho Jeronymo, falecido em 01/01/2021, mãe de Ágatha Demarque de Lacqua, 26 anos; enteadas Renata Tannouri Jeronymo, 18 anos e Eduarda Tannouri Jeronymo, 22 anos. Mora em Arapongas desde 1986. Ela conta a sua trajetória. “Como Pedagoga atuo desde 2012, sou funcionária Pública Estadual, mas iniciei como Funcionaria Pública no Município de Arapongas em 2002, assim que finalizei minha graduação. Ser Pedagoga não era minha primeira opção, meu desejo era ser médica para mudar a vida das pessoas, contudo, não pude seguir por esse caminho, assim me tornei professora e durante a faculdade me apaixonei pelo processo de aprender.  Trabalhei na Secretaria de Educação, no departamento de Educação Especial por seis anos, onde por influência da Vera Vaz, psicóloga e amiga, enredei-me para Psicopedagogia, iniciando a Clínica Psicopedagógica. Com o passar dos anos, o aprender do indivíduo era sempre rodeado de problemas emocionais e devido a isso comecei a me interessar pelo psiquismo humano, que me levou a realizar a minha Formação em Psicanálise. O fascínio por entender como nosso inconsciente tem o poder sobre nossas vidas me fez optar seguir por esse caminho, deixando a psicopedagogia e me aprofundando na Psicanálise.”

Ela atua como Psicanalista há cinco anos e como Pedagoga há 18 anos. Sobre experiência e desafio, relata: “uma profissão está ligada à outra! Professora e Psicanalista são áreas que hoje caminham juntas. Mudar a vida das pessoas por meio da escuta analítica é algo surpreendente! O maior desafio na minha profissão é que há um entendimento errôneo quanto a quem pode ou não ser psicanalista. Levando a imaginar que psicólogos apenas podem executar a Clínica do psiquismo humano, mas Freud quando desenvolveu a psicanálise, deixou claro que não era formação acadêmica que faz o analista e sim sua relação com a análise! Nós, psicanalistas, estamos em constante formação, fazemos análise pessoal (critério fundamental para ser analista) e estamos vinculados a outros analistas para subsidiar nossa prática com estudos de casos e supervisões! Desta maneira um psicólogo não pode ser considerado um psicanalista se não respeitar esse tripé: análise pessoal, estudos e supervisão para todo sempre! Devido a confusão quanto quem deve ser o analista, há uma dificuldade de valorização do profissional que não é também psicólogo, ficando a psicanálise ainda sobre julgamentos errôneos.”

Todas as vezes que pode ajudar uma pessoa a encontrar a si mesmo, livrar-se de um sintoma e estar de bem consigo mesmo, Gisele afirma ter a sensação de estar realizando a missão que lhe foi dada, que é ajudar. Em relação ao futuro ela diz: “estou na execução de novos cursos para desenvolvimento pessoal, parcerias com outros psicanalistas para possibilitar a ampliação da visão adequada da psicanálise. Tenho um projeto a ser brevemente lançado para elevar o nível de bem estar pessoal de pessoas a cada dia.” Na área de Educação é especialista em Metodologia do Ensino Superior, Administração, Supervisão e Orientação Educacional, ambas pela UNOPAR, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIFIL, Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada pela SION, Mestre em Educação pela UEL, Psicanalista pelo Sociedade Psicanalítica do Paraná, hoje membro do Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte. 

No texto faz as seguintes homenagens: “gostaria de agradecer aos meus pais Antônio Demarque e Bernadete Fermino da Silva, meu esposo Paulo, meus amigos Vera Vaz, Elizabete Humai, Erica Medeiros, por sempre estarem me apoiando e acreditando no meu profissionalismo. Também a Devanira Domingues Demarque minha madrasta que me inspira na área do psiquismo. E por fim a todos os alunos e pacientes que confiaram em mim dando suas vidas para que eu pudesse fazer parte dela e ajudar no seu processo de mudança! “

Gisele tem uma vida bem dinâmica, na manhã como funcionária Pública Estadual Pedagoga, a tarde Psicanalista na sua clínica  Gisele Jeronymo. “E tenho com o marido nossa Empresa Aralimp O Shopping da Limpeza que é administrada pelo meu esposo e apoio na área financeira, fora as aulas em cursos de Pós-Graduação, Cursos on-line e Mentorias. Em casa, cuidamos juntos de tudo eu e o esposo numa parceria maravilhosa”, completa.

 Gisele Jeronymo Psicanalista - Rua Harpia, 744 Centro Arapongas ao lado da nossa empresa Aralimp. Hoje também empreende na empresa Aralimp - O Shopping Da Limpeza, fundada por Paulo seu falecido esposo, agora sob nova administração.

O lazer se resume estar em casa com a família na piscina e churrasquinho. “Gosto muito de praia: mar e sol, viajar e conhecer novos lugares. Também curto música e cantar, apesar de não ter habilidades nestas áreas. Adoro correr, fazer exercício físico (musculação) falar com pessoas e tomar chimarrão. Quando possível sempre participo dos seminários do Fórum do Campo Lacaniano e de congressos de psicanálise de outras instituições. E em relação ao futuro da profissão a acredito que a cada ano o entendimento de que a saúde mental é fundamental, deixando de ver análise como algo apenas para doentes ou loucos, vai fazer com que fazer análise seja como ir à academia, onde lá você exercita o corpo e com a Psicanálise exercita a mente”.

Uma boa lembrança faz parte da sua trajetória. “Atendi um caso certa vez, de uma pessoa que tinha muitos sintomas, visão turva, taquicardia, erupções cutâneas, e com menos de três meses de análise foi possível libertar a pessoa dos sintomas. Ver alguém sem medicação alguma poder gerir sua vida livre de sintomas que impediam de dirigir, estudar e ter autoestima em tão pouco tempo, fez-me realmente satisfeita com o poder do inconsciente e como a Psicanalise pode mudar a vida das pessoas”. E conclui: “conhecer a vida das pessoas é algo fascinante. Aprender com cada caso é algo especial no meu trabalho, pois cada pessoa é única e para o melhor atendimento dela estar estudando e discutindo os casos é que nos possibilita melhorar a cada dia e nos leva querer sempre aprender mais. Teoria e prática andam juntas na psicanálise”.

Seu consultório Gisele Jeronymo Psicanalista fica na Rua Harpia, 744, Centro Arapongas/PR, ao lado da nossa empresa Aralimp.