entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

ELISÂNGELA FERREIRA PRADO

ADVOCACIA

FERREIRA PRADO ADVOCACIA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA - PR

 “A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos.” (Barão de Montesquieu)

   

A londrinense Elisângela Estela Ferreira Prado é formada em Direito pela Unopar, com pós-graduação em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina.  Ela é casada há 25 anos com Julio César Prado, mãe de Kawany Lais Ferreira Prado, 24 anos, Isabelly Regina Ferreira Prado, 22 anos, e Pedro Henrique Ferreira Prado, 17 anos. Ser advogada sempre foi o seu sonho e relata que, quando criança, sua diversão favorita era brincar de escritório. “Eu montava mesa, colocava papéis e pastas, e claro, eu era a advogada. Quando, por qualquer motivo ia ao Paço Municipal, sempre me via subindo aquela rampa de acesso ao Forum, vestindo um terninho e calçando salto alto. Na minha família não tive qualquer influência, aliás, sou a única que se formou na faculdade. A fascinação, certamente, está em lutar pelos direitos dos mais fracos, ser o elo de ligação entre o cidadão e a justiça, creio que tudo isso é essencial para a minha vida profissional”. 

Há seis anos ela passou no exame da OAB e há cinco anos tem seu próprio escritório, onde atua nas áreas criminal e familiar. “Não atuo em outras áreas pois acredito que devemos nos especializar naquilo que gostamos de realizar com excelência. Para mim, o advogado que se propõe a atuar em diversas áreas, talvez não realize um trabalho perfeito”, explica. Sobre desafios e experiências profissionais ela revela: “na seara criminal enfrentamos desafios diários pois o que está em jogo é sempre a liberdade do seu cliente, ou seja, o advogado criminalista tem em suas mãos um dos bens maiores do ser humano, sem contar que por trás de cada cliente existe uma família que sofre com as consequências de um processo penal. Entretanto, posso citar como maior desafio, um caso em que o cliente era inocente e foi preso injustamente por ser um homônimo do verdadeiro acusado. Esse homem passou sete meses na cadeia até que a justiça reconhecesse o erro e mandasse soltá-lo. Na época, lembro-me que não conseguia dormir pensando nele e em sua família, no sofrimento, na injustiça. Enfim, eu tinha todas as provas da sua inocência em mãos e apresentei tudo imediatamente nos autos, foram quatro habeas corpus, três pedidos de revogação, parecia-me que ninguém queria entender o que eu demonstrava. Finalmente, recentemente, esse cliente foi indenizado em mais de cem mil reais pelo tempo no qual ficou encarcerado injustamente. A cada vitória comemoro e a cada derrota, choro. O sucesso no desfecho dos processos são sempre prazerosos e me dão animo para continuar”.

Seu desejo futuro é continuar estudando, porque segundo a advogada, o Direito é dinâmico, precisa de atualização através de cursos. Pretende voltar aos bancos da universidade e fazer especialização em Direito da Família. A homenagem é para o seu esposo, que sem dúvida, foi seu maior incentivador desde o início da caminhada profissional. “Ajudou-me a cuidar dos filhos pequenos enquanto eu fazia faculdade, não me deixou desistir cada vez que achava que não daria conta, acreditou no meu potencial e costuma repetir que sou a melhor advogada que ele já viu. Em relação ao trabalho e família, sinto-me mais tranquila porque os filhos cresceram, consigo administrar bem, mas enfrentei alguns maus bocados”. Sua empresa é a Ferreira Prado Advocacia, situada à Rua Maranhão, 314, sala 24, no centro de Londrina.

O lazer é estar reunida com a família e amigos, por isso a sua casa está sempre cheia, gosta de um bom churrasco acompanhado de uma cervejinha, adora viajar e quando pode escapa para uma algum lugar desconhecido, que pode ser uma praia, um lugar onde desfrute da natureza. Gosta de escutar música com o volume bem alto e de cantar junto. Profissionalmente participa de congressos da advocacia criminal porque gosta de escutar e aprender com os grandes ícones do Direito Penal e compartilhar experiências. “Desejo continuar fazendo o meu trabalho bem feito, aperfeiçoar-me e ser reconhecida. Pois várias vezes, senti-me frustrada com o tratamento dispensado pelo judiciário enquanto advogada. Meus amigos de profissão também reclamam da mesma situação, pois alguns juízes e promotores ainda não perceberam a imprescindibilidade da defesa no processo. Espero que a advocacia criminal ganhe força e que o advogado criminalista seja cada vez mais respeitado. Tenho ânsia pela justiça, acredito que até o ser mais vil tem direito à ela, ao contraditório e ampla defesa, princípios e direitos resguardados pela nossa constituição federal”, completa.

 Elisângela Estela Ferreira Prado afirma que a gratidão e o reconhecimento do cliente e sua família é sempre algo que a emociona. “Meu principal objetivo sempre foi tentar fazer justiça aos mais fracos, meu público é quase sempre pobre, ignorante e ignorado, então, costumo pensar que sou a única pessoa que possa fazer algo por ele, dou o meu melhor sempre, não importa se estou recebendo por isso ou não, se me proponho a fazer, darei o melhor de mim. Não faço milagres, mas procuro amenizar ao máximo o sofrimento daqueles que carregam o fardo de responder a um processo penal, pois cada caso traz uma peculiaridade, uma história, uma dor e procuro sempre dar o melhor encaminhamento à situação. Caso seja culpado, que seja condenado na medida de sua culpabilidade. E se for inocente, que seja absolvido.”, conclui.