entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

DOROTÉIA MÚRCIA SOUZA

PSICOLOGIA

Cdph Potencial Humano

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA - PR

“Para mim, o desafio de ser psicóloga é ouvir de verdade e compreender o sentimento e as emoções que em nossa poltrona são liberados uma vez por semana. E a cada encontro vamos contemplando a descoberta de si mesmo no processo terapêutico.”

Dorotéia Múrcia Souza é graduada em psicologia pela UNIFIL em 1987 e pós graduada em Psicopedagogia Institucional pela UEL, Mestre em Psicopedagogia Clínica pela UNISUL. Tem curso de formação Terapêutica em Psicomotricidade Ramain-Thiers, PEI Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein e Terapia de EMDR de Francine Shapiro. Atuou como instrutora do SENAC em cursos profissionalizantes desenvolvendo Orientação para o trabalho. Foi professora na Unopar e Unifil em cursos de graduação. Na pós graduação atuou como professora pelo INBRAPE, IBPEX, ISEPG, nos cursos de Especialização em Psicopedagogia e Supervisora de estágio em Psicopedagogia Clinica. Atualmente se dedica a pratica de Psicologia Clínica no Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano.

 Nasceu em Londrina, filha primogênita de Izidoro Oliveira Souza e Emília Murcia Souza possui dois irmãos e uma irmã; hoje casada com José Carlos Safra, teve três filhos de seu primeiro casamento : Carolina Souza Nonino com 40 anos, formada em enfermagem que tem uma filha, Yasmin (neta) com 13 anos; Bruna Souza Nonino Duarte com 38 anos, formada em Pedagogia e tem um filho o Matheus (neto) com 15 anos; Adirley Pio Nonino Neto, com 36 anos, empresário no ramo de alimentação em Itajaí SC, tem dois filhos, Anna Laura com 10 anos (neta) e Pedro Arthur com 8 anos (neto).

Ela conta sobre a sua trajetória. “A escolha profissional foi minha, sempre manifestei aptidão para ouvir as pessoas e como tive uma formação acadêmica cristã tendo estudado no colégio Mãe de Deus e no colégio Marista, a profissão foi se delineando. Psicologia é minha vida, uma profissão fundamental para sociedade de hoje em meios a tantas mudanças e transformações sociais. A profissão de escutar e possibilitar o outro falar sem valor e juízo, apenas colocar as emoções e os sentimentos que tanto os incomodam e os adoecem, é uma dadiva que muitas vezes devolve o potencial humano. Atua na profissão há 34 anos tendo sido professora de psicologia e psicóloga clínica. Atuou em diversas áreas como instrutora do Senac nos cursos de Relacionamento Interpessoal no Trabalho e nos cursos de Chefia e Liderança e Orientação para o trabalho como docente de Psicologia na UNOPAR e UNIFIL nos diversos cursos de graduação nas disciplinas de metodologia da pesquisa, psicologia da percepção visual, teoria da criatividade, psicologia da educação, psicologia escolar, psicologia de grupo, psicopedagogia também como docente nos cursos de pós graduação do INBRAPE, IBEPEX, ISEPG com a disciplina de Avaliação e Diagnostico dos Problemas de Aprendizagens.

 Mas a maior experiência ao longa da jornada é em psicologia clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do trauma, problemas de aprendizagem, depressão, orientação vocacional e profissional, avaliação e diagnostico psicológico e psicopedagógico e atualmente com psicoterapia familiar e de casal  trabalhando com adultos, crianças, adolescentes e idosos. O maior desafio foi o mestrado em Psicopedagogia Clínica que desenvolveu um modelo presumível de uma bateria de testes multidisciplinar para aplicação do psicopedagogo clínico para o diagnóstico dos Problemas da Aprendizagem”, conclui.

Dorotéia ressalta que é realizada como psicóloga. “E pessoalmente, o sentimento é sempre de gratidão por ter sido escolhida pelo paciente e ele ter me confiado sua história e seu sagrado de vida. E através da escuta de sua dor, angustia e sofrimento conseguiu desembaraçar as dificuldades e problemas de relacionamento que o bloqueavam e o impediam de ter melhor qualidade de vida. Tenho como projetos futuros desenvolver cursos de EAD para compartilhar meus conhecimentos e minhas experiências na área de avaliação e diagnostico psicológicos e psicopedagógicos”, completa.

“Em minha formação como pessoa homenageio meus pais que não mediram esforços para me oferecer ferramentas e dedicação para ser hoje uma pessoa bem sucedida. A eles a minha eterna gratidão. E profissionalmente agradeço aos mestres que compartilharam seus conhecimentos e experiências, sou muito grata a Deus que esteve sempre comigo em minha jornada”, conclui.

A psicóloga relata que se casou muito cedo, aos 17 anos, e ingressou na faculdade com 18 anos, já com a primeira filha. “E durante o curso de psicologia tive os outros dois filhos. Com 21 anos estava com três filhos e pensei em desistir da faculdade, mas minha mãe apoiada pelo meu pai, assumiu os cuidados de meus filhos e não parei a faculdade, formei-me com 24 anos. Foi um grande desafio, na ocasião a minha filha mais velha tinha 7 anos, a filha do meio tinha 5 anos, e meu filho caçula tinha 3 anos. E assim comecei minha vida profissional. Em 1988 entrei numa clínica de psicologia e fui indicada por uma colega para dar aulas no Senac como instrutora, em 1989 entrei na Unopar (antiga FEFI), através de uma seleção e comecei a dar aulas na graduação de Educação Física, Desenho Industrial, Odontologia, Fonoaudiologia e Educação Artística. Em 1990 entrei num projeto de atendimento psicológico à baixa renda na UNIFIL (antigo Cesulon) e em 1991 comecei a dar aulas na graduação de psicologia, pedagogia e arquitetura na Unifil, e abri minha própria clínica”. Hoje ela trabalha em seu consultório no Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano CDPH, agora em novo endereço, à Rua Pará N° 1122, 5° andar, sala 54, Londrina.

Em relação ao lazer afirma: “sou uma pessoa simples e reservada que aprecio estar na companhia da família e amigos, gosto de receber meus familiares e amigos em casa para almoço de domingo, de brincar com meus netos, de bater papo, de cozinhar aos domingos e feriados, de festejar e brindar aniversários e conquistas. Gosto de estudar e participar de grupos de estudos, aprecio ver bons filmes e boas peças de teatro, aprecio um bom vinho e tábua de queijos. Adoro tomar café da tarde com boas companhias. Em relação ao futuro da profissão, pretendo desenvolver atividades tecnológicas pela internet através de lives, cursos e atendimentos online”, finaliza.