“Parar. Parar não paro. Esquecer. Esquecer não esqueço. Se caráter custa caro pago o preço. Pago embora seja raro. Mas homem não tem avesso e o peso da pedra eu comparo à força do arremesso. Um rio, só se for claro. Correr sim, mas sem tropeço. Mas se tropeçar não paro não paro nem mereço. E que ninguém me dê amparo nem me pergunte se padeço. Não sou nem serei avaro se caráter custa caro pago o preço.” (Sidónio Muralha)
Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina, tem mestrado em Educação (UEL) e doutoranda em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Ensino e Teologia, pela Universidade Western – EUA. Denise Martins Américo de Souza nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É casada com o advogado e professor universitário Oswaldo Américo de Souza Junior, com quem tem três filhas: Jordana Martins Américo de Souza, de 19 anos, Tarsila Martins Américo de Souza, de 13 anos e Alice Martins Américo de Souza, de 11 anos. Conta a sua trajetória: "Cheguei em Londrina com 13 anos. Estudei o ensino fundamental e médio no Colégio Mãe de Deus, e lá, ainda adolescente, senti motivação para a escolha de ser professora. Nessa época, do ensino fundamental, que acontecia no período da manhã, comecei a ajudar as “Irmãs”, como auxiliar nas salas de aula da Educação Infantil. Gostei de ficar com as crianças. Depois disso, no ensino médio, fiz a escolha pelo Magistério. Estudei em período integral, ainda muito imatura, e aos poucos fui entendendo que ser professora era algo além da ajuda ou execução de tarefas ou ações em sala de aula; envolvia vontade, comprometimento, responsabilidades e desafios. Não tive influência familiar para isso, mas foi escolha minha. È uma profissão que me fascina, e o que mais me chama à atenção é a possibilidade de nunca fazer a mesma coisa; o que leva a constante estudo, preparo e preparo. Fui aprendendo a administrar isso aos poucos, durante o exercício profissional, e há 30 anos sou professora. Atualmente minhas aulas estão direcionadas ao ensino superior, em duas instituições particulares; no ensino fundamental tem participação em equipe de gestão escolar, na condição de orientadora educacional".
Para ela, o desafio de desempenhar a profissão, com a continuada capacitação, o estudo e prática através do trabalho se tornou um grande desafio, pela necessidade de conciliação de tais atividades com a vida pessoal e profissional. “Não é tarefa fácil, mas a cada trabalho finalizado, sinto-me grata, e com isso, tenho mais ânimo para a próxima etapa". Como projeto futuro quer ampliar a sua atuação no campo da gestão escolar, e também à prática educacional no ensino superior, conhecer e vivenciar as realidades educacionais em outras culturas, e desfrutar de mais tempo com a família.
Ressalta que a presença de Deus em toda a sua trajetória, e rende homenagens a Ele. “A busca de aperfeiçoamento tem uma marca muito clara para mim: Deus tem me capacitado. Hoje sou professora de História do Cristianismo no ISBL, uma instituição tradicional em Londrina no ensino Teológico, fundada em 1954, onde além de professora, tenho atividades com a equipe de gestão. Na área de ensino superior, ministro aulas na UniFil, onde sou professora nos cursos de Direito e Teologia. Sou orientadora educacional no ensino fundamental, no Colégio PGD, instituição que tem formação do berçário até Ensino Médio. Sinto grande satisfação em colocar em prática meus conhecimentos, acadêmicos e pessoais, nessas instituições; essas casas de ensino fazem parte da minha vida e me possibilitam contribuir com ideias e pensamentos".
Como lazer não tem um único lugar ou atividade, pois gosta de praia, artes, teatro, de viagens, de ler, e também pratica caminhadas e corrida. “Adoro ficar em casa; descobri que fazer horta na sacada do apartamento é muito bom. Com a família gosto de viajar, de passeios e de assistir teatro; apresentações e espetáculos sempre estiveram entre minhas preferências pessoais. Durante muito tempo pude desenvolver alguns projetos através do teatro amador com adolescentes, jovens, crianças e adultos. Adoro isso!".
Sobre as perspectivas futuras da profissão, diz: "são muitas críticas e desqualificações; se tornaram constantes em relação ao professor. Mas, acredito que essa profissão continua está sendo uma das mais importantes; essenciais para a sociedade. Tenho percebido muitos jovens escolhendo a profissão de professor, e a opção tem acontecido sem a ideia de profissão para uma renda “extra” ou provisória, mas por acreditarem que ela seja um importante; um “divisor de águas” na formação do indivíduo. Acredito que o professor é indispensável na formação pessoal, e não somente profissional, para a convivência com o próximo".
Além de Mestre em Educação e Doutoranda nessa área; e em Ensino e Teologia, Denise Américo possui algumas especializações, formação stricto sensu, nas áreas de educação e de gestão: Curso Básico em Teologia pelo ISBL; Ensino de História pela UEL; MBA em Gestão e Instituições de Ensino pela Instituição Pitágoras, de Belo Horizonte; Direção, Orientação e Supervisão Escolar pela Unopar.
E, conclui: "Quando somos adolescentes, não fazemos projetos ou buscamos objetivos, apenas queremos viver a profissão, esperando que tudo dê certo. Mas, é no processo da vida, do amadurecimento, na convivência, que aprendemos a amar o que fazemos. Sou uma pessoa satisfeita, uma pessoa feliz com a escolha que fiz, pois amo a minha profissão. Sou professora!”.