entre em contato, vem ser prime

Campos de respostas obrigatórias*

CRISTINA JARDIM

ARTISTA PLÁSTICA

REDES SOCIAIS

Localização

LONDRINA PR

“Não sei bem se escolhi esta profissão ou fui escolhida por ela. A verdade é que sempre fui fascinada a tudoque diz respeito a cores, texturas, forma e composição. E quando aliada à poética visual, aí então completa todo o encantamento.”

Ela é de São José do Rio Preto (SP), casada, mãe de Daniel, 28 anos. Chegou a Londrina em 1960, aos quatro anos. Maria Cristina Jardim Mugnaini Silva, conhecida por Cristina Jardim, assina seus trabalhos como Jardim. “A arte foi entrando na minha vida naturalmente. Eu era muito nova, nem sabia que estava optando por algo que seria a rede que me prenderia por toda a vida. Na adolescência até surgiram outros planos, como ser bióloga, veterinária, guia turística, mas o fascínio que a arte desde cedo exerceu em mim não deixou muito espaço para outras ocupações. Meu pai foi um excelente aquarelista, porém ele via esse talento como um hobby, e com certeza plantou a semente em mim. O que mais me fascina nessa profissão é que quanto mais descobertas faço na percepção da forma, cor, luz, expressão e na tradução desta para o lúdico, mais me conscientizo que estou mergulhada num mundo sem fim de possibilidades extraordinárias e que ‘dançam’ influenciadas pelo ritmo imposto pela vida”, diz.

Há 35 anos no mercado, ela tem um projeto, a ilustração de livros. Conta que tem muitos nomes que exerceram influência e marcaram de certa forma o seu trabalho. “Porém, apenas um se destacou dos demais, pela sua capacidade, talento, dedicação, desprendimento, sensibilidade: Tancredo Ruella. Ele, em pouco tempo, ensinou-me o que não havia aprendido em muitos anos. Quem observa seu trabalho enxerga força, intensidade, delicadeza, sensibilidade e até humor. Registro aqui a minha homenagem a ele, que faz do seu trabalho a mais perfeita tradução dele mesmo.”O lazer da artista se resume em estar com a família num bom restaurante, assistindo a filmes, viajando. “Adoro fazer pratos simples, mas com cara de festa, e pratos de festa sem qualquer sofisticação. Meu esporte preferido é o tênis. Sou imensamente feliz com o que conquistei.”