“São fúteis e cheias de erros as ciências que não nasceram da experimentação, mãe de todo conhecimento” - Leonardo da Vinci
Juliana Saboia nasceu dentro de uma academia de musculação, cercada de supinos, pesos, treinos e exercícios. No entanto, aos poucos, se desviou do caminho da família, donos da primeira academia feminina do Paraná. É cheia de impulsos, apaixonada pelas possibilidades inúmeras e pelos múltiplos sabores da vida, inerentemente interessada pelo ainda-não-descoberto, pelo além.
Formada em Turismo e Hotelaria na Unopar e Chef de Cuisine & Restaurateur pelo Centro Europeu de Curitiba, Juliana se permitiu percorrer pelas mais diversas áreas do ramo: já foi responsável por setores de salada, estudou culinária contemporânea italiana, fez cursos de confeitaria, explorou os sabores da China, trabalhou em hotelaria, vivenciou os mais diversos ambientes - todos enriquecedores de seu espírito aventureiro, experimentalista e confiante. Destaca, porém, um lugar em especial: o Resort Costão do Santinho em Florianópolis, lugar em que trabalhou por mais de quatro anos. Com uma agitada rotina pôde vivenciar o dia-a-dia ao lado de diversos chefs renomados, bebeu da melhor fonte possível: da aprendizagem prática, da ação concreta. Lá também teve a oportunidade de servir inúmeros clientes e criar pratos ao lado da nutricionista, entendeu as especificidades, limitações alimentares e preferências singulares dos fregueses; conheceu muita gente, montou diversos buffets, fez todos os cursos que apareceram pela frente: em resumo, não se deixou perder nenhuma oportunidade.
Apesar de eclética, existe uma área da culinária pela qual Juliana é fascinada, apaixonada desde criança: os doces. Sozinha, pegava as panelas, os ingredientes, misturava e criava de modo intuitivo. Algumas vezes falhou, como todos aqueles que buscam construir caminhos ainda desconhecidos, mas não se frustrou: pegava o brigadeiro queimado, limpava a panela e tentava mais uma, duas, três, quantas vezes fosse necessário para atingir o sabor que idealizava. Não abandonou seus hábitos de infância, até hoje é uma original criadora de receitas. Passa noites em sua casa estudando, se jogando e degustando: “Chego a sonhar com novos sabores”. É uma irreparável autodidata, busca gostos desconhecidos e não se limita ao tradicional, se expande além e busca os novos clássicos.
A culinária, como a ciência ou a arte, é um dos elementos estruturantes para a paixão do homem pela vida, é fundante de nossos desejos, vontades, de nossos risos. Dizem que descobrir uma nova receita é como descobrir uma nova rota de navegação, uma dimensão desconhecida, uma recém obra-prima.
O espírito empreendedor de Juliana a levou a diferentes e novos patamares em sua vida. Seu experimentalismo e autoconfiança são claros, assim como sua humildade e desejo de aprender com o próximo. Reconhece que todos que passaram por sua vida deixaram algo: como diferentes ingredientes que se juntam para culminar em um fantástico bolo. Olha para o futuro e vislumbra a perspectiva de levar aos clientes, para sempre, receitas que lhe encantem, doces que lhe abram novos caminhos para o desfrute da rica e saborosa experiência humana.