“A odontologia é uma combinação de ciência, precisão e arte.”
André Yukio Kimura é formado em Odontologia pela Unopar, turma 2010, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, especialista em Implantodontia, pós-graduado em Cirurgia Periodontal e Odontologia Adesiva. Londrinense, conta a razão de ter optado pela Odontologia. “Foi por influência do meu pai e por ter crescido em contato com a profissão. Sempre gostei de artes e de desenhar na infância, além de ter interesse por arte e design. A odontologia é uma combinação de ciência e arte, isso me
fascina. O dentista deve ter um senso de forma e anatomia, como perfil de emergência, área de espelho, macro e micromorfologia, deve conhecer as características da cor (croma, matiz, valor) e também os efeitos óticos, como opalescência e translucidez, e, após ter a ciência de tudo isso, deve combinar esse conhecimento aos mecanismos de adesão dos materiais cerâmicos no dente. A capacidade do ser humano de mimetizar a natureza e assim conseguir transformar sorrisos é o que me motiva e fascina, principalmente hoje, quando a odontologia é adesiva e, portanto, minimamente invasiva”, explica.
Há seis anos no mercado, relembra alguns desafios. “Todos os dias eu tenho um desafio, procuro sempre estar em desconforto para estimular a evolução. No momento, por exemplo, estou produzindo conteúdo para os cursos que ministro para dentistas. Mas, se eu fosse citar um grande obstáculo que foi superado, diria que foi a comunicação. A timidez me acompanhou desde a infância e, após a faculdade, superar isso foi uma necessidade, tanto para a prática clínica quanto para as palestras e convenções. Hoje, ainda tenho certo receio antes de entrar em uma conferência, mas o fato de conseguir palestrar é uma grande vitória”, conta o profissional. As maiores experiências foram nas conferências em Belo Horizonte, em que falou para mais de 400 dentistas, e na grade principal do CIOSP, o maior congresso de Odontologia da América Latina e um dos maiores do mundo, onde palestrou com auditório cheio.
Sobre seus projetos, revela se tratar da área educacional, já que ministra cursos para dentistas no estado de São Paulo. “Transmito a minha experiência e protocolos de tratamentos da odontologia adesiva (facetas e lentes de contato dental), além de englobar assuntos de negociação, marketing, desenvolvimento pessoal, comunicação e gestão de tempo. Meus projetos futuros envolvem a consolidação dos cursos presenciais, o lançamento de uma série de livros, aumento da presença em redes sociais e em palestras, além da expansão e crescimento da Clínica Odontológica Kimura”, pontua.
Este ano, o dentista também inicia seu doutorado na Universidade Federal de Pelotas, que tem conceito Capes 6 e é considerada uma das melhores universidades do país na pesquisa odontológica, dando a ele a possiblidade de produzir conteúdo de alta relevância para a prática clínica odontológica. “Desejo buscar o reconhecimento entre os colegas e contribuir para a classe de cirurgiões-dentistas”, afirma. Seu consultório fica na rua Professor João Cândido, 1002, no centro de Londrina.
Gosta de viajar, jogar tênis e participa anualmente do congresso da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, além de outros congressos, como o CIOSP e o congresso da Revista Clínica. “O que me motiva como dentista é a energia e o ambiente que conseguimos criar em nossos cursos. Motivação, estética, beleza, ciência, arte, empreendedorismo são algumas palavras que descrevem os sentimentos e sensações. A odontologia e o atendimento clínico também me motivam! Sei que tenho em minhas mãos a capacidade de transformar a vida de várias pessoas através da mudança do sorriso”, finaliza.